
Quais são as assimetrias cranianas e como identificar?
Identificamos e tratamos assimetrias cranianas, garantindo o desenvolvimento saudável e equilibrado do seu bebê.
Carol Lucena
6/18/20242 min read






Plagiocefalia
Braquicefalia
Escafocefalia
O bebê que apresenta assimetria craniana terá um formato diferente da cabeça, podendo ser:


Normal
Assimetrias são formadas pelo apoio excessivo da cabeça em uma determinada região, que acaba provocando o seu achatamento. Dependendo da gravidade e do tipo de assimetria craniana, ela pode se correlacionar com atrasos no desenvolvimento motor, problemas de oclusão e qualquer outra função que envolva os ossos da cabeça.
Para determinar se o bebê tem ou não algum tipo de assimetria craniana e também para classificar essa assimetria em leve, moderada ou grave é necessário realizar medidas específicas para calcular índices utilizados internacionalmente. Por este motivo a avaliação precoce se faz necessária para conduzir o melhor tratamento para seu bebê.




TRATAMENTO
O tratamento da assimetria craniana vai depender da gravidade desta assimetria, da idade que o bebê chega para o tratamento e se apresenta algum torcicolo associado. Ele pode consistir em apenas reposicionamento realizado pelos pais em casa, consultas de fisioterapia/osteopatia e em último caso no uso de órteses cranianas (capacete). Na CranioPed você encontra todos os tipos de tratamento para o seu bebê.